Saiba como usar o Reels, a novidade do Instagram

A funcionalidade já está agitando a rede social e torna os conteúdos mais diferenciados

Por Isabella Lima

A briga do Facebook com o TikTok, segue cada vez mais acirrada. E não podia ser diferente, o número de criadores de conteúdo no TikTok vem crescendo exponencialmente e por isso, o Facebook precisou reagir. Para começar a competir com o TikTok, o Instagram lançou o Cenas que lembram muito o formato do aplicativo “rival”. Mas agora, o Cenas foi repaginado e se chama Reels. E para saber tudo sobre essa nova funcionalidade, acompanhe o artigo!

O que mudou no Reels? 

O Brasil ocupa o 3º lugar de público do Instagram, e por essa razão, as mentes por trás da rede social resolveram testar o Reels com exclusividade aqui. O dispositivo chega como o maior lançamento do Instagram desde os Stories, em 2016.

Não foi apenas o nome da funcionalidade que teve alteração. A funcionalidade Cenas, era exclusiva dos stories, agora com o Reels todos os conteúdos feitos com essa nova ferramenta aparecerão em um novo espaço dentro do aplicativo. E poderão ser exibidos de forma permanente no perfil dos criadores.

Com os cenas usuários conseguiam editar vídeos curtos, mas não com os mesmos recursos do TikTok. Agora, a nova funcionalidade integrará funções com músicas, dublagens e uma aba exclusiva no feed, igual ocorre com fotos, IGTVs e marcações.

Além disso, agora os vídeos do Reels poderão ser postados no feed. O Instagram promete dar um boost inicial dentro do algoritmo do dispositivo, sendo assim, mais seguidores verão o conteúdo criado com a nova funcionalidade. Por isso, quem deseja aumentar o engajamento no Instagram, usar o Reels vai ajudar bastante com o crescimento.

O que é possível fazer com o Reels?

Com a nova funcionalidade é possível criar vídeos com usando os seguintes recursos:

Áudios: são músicas de artistas famosos ou trechos sonoros do próprio criador;

Velocidade alterada: é possível acelerar ou retardar a exibição das imagens;

Efeitos: são os artifícios gráficos para alterar traços faciais, rosto e até o entorno do usuário;

Temporizador: é a contagem reversiva, para que as filmagens possam ser feitas sem que o usuário segure o aparelho.

Como usar a ferramenta Reels? 

A forma de criar e publicar os Reels no Instagram é bem parecida com a do Tik Tok. Para criar o conteúdo na nova ferramenta, basta selecionar a opção na parte inferior da câmera do Instagram.

Depois de clicar em começar, aparecerá, à esquerda, uma variedade de opções de edição que podem ser usadas conforme a sua criatividade. O Reels oferece um menu lateral com quatro opções – “Audio”, “Speed”, “Effects” e “Timer”.

Na opção “Áudio”, você pode escolher qualquer música da biblioteca, assim como nos Stories. É uma opção para quem deseja fazer dublagens ou desafios. Para incluir áudio, você pode acessar a biblioteca de músicas do Instagram ou usar seu próprio áudio original, gravando o Reel com ele. Ao utilizar essa segunda opção, outros usuários poderão gravar seus próprios Reels usando o seu áudio – assim como acontece no Tik Tok.

A opção “Speed” controla a velocidade da reprodução do vídeo, deixando-o mais lento ou mais rápido.

Já na função “Effects”, você tem acesso aos mesmos filtros do Stories.  A “tela verde” é uma das opções de edição do Reels, onde você pode colocar a foto de uma paisagem ou da cena de um filme como “cenário”. Além disso, outros efeitos estarão disponíveis na biblioteca de filtros do Instagram.

O “Timer” gera um temporizador para auxiliar na coordenação de cada um dos takes. Assim como já era possível nas Cenas para o Stories, o Reels ainda permite o uso de temporizador e contagem regressiva, para gravar o vídeo com as mãos livres, ou seja, sem precisar ficar segurando o  botão de gravação durante a filmagem. Você também poderá acelerar ou diminuir a velocidade do vídeo e/ou do áudio utilizados.

Para gravar, basta pressionar o botão central. Ao concluir um take antes dos 15 segundos, é possível editá-lo selecionando o ícone do canto esquerdo. Os vídeos no Reels, assim como no app concorrente, podem ser gravados de diferentes formas: em uma série de trechos (as já conhecidas “cenas”), um vídeo inteiro gravado de uma só vez ou usando vídeos da galeria do seu celular. Para gravar um trecho, pressione e segure o botão de captura. Interrompa a gravação para finalizar cada trecho.

Ao abrir o fragmento do vídeo, você poderá apagá-lo, recortá-lo ou simplesmente retornar ao menu.

Depois de editar o vídeo, selecione a seta ao lado direito do ícone do Reels para avançar ao compartilhamento. Nessa etapa, é possível desenhar, escrever e utilizar os outros recursos de edição de Stories. Após, basta escolher as opções para publicar o vídeo.

O Instagram também quer facilitar a “memeficação” de um vídeo interessante e legal. Agora, ao ver um Reels, os usuários poderão clicar nele e salvar alguns dos elementos usados, como a música, para aproveitá-los em suas próprias criações.

FonteBagy

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado