Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo acredita que esta será a maior edição da Black Friday no país

Saiba como preparar sua loja virtual para essa oportunidade

Por Jéssica Marinho

Black Friday, mas já? Exatamente. Lojista que deseja vender de verdade na Black Friday deve se preparar alguns meses antes dessa data tão esperada pelos consumidores. Embora em 2019 essa data tenha sido um verdadeiro sucesso de vendas, com o faturamento de R$ 3 bilhões em dois dias, de fato, esta Black Friday não será como as outras. Isso porque nunca vivemos um momento tão delicado antes.

O que mudará na Black Friday 2020? Segundo Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o cenário é incerto. Por um lado, temos o crescimento desenfreado do e-commerce e, de outro, pessoas que estão contendo gastos por medo do futuro incerto da economia do país. Entretanto, podemos dizer que as pessoas estão gastando menos no geral, mas gastando mais comprando online do que antes da pandemia.

O isolamento social fez com que o consumidor adquirisse esse hábito que não será passageiro. Todavia, mesmo diante desse cenário econômico delicado, o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo acredita que esta será a maior edição da Black Friday no país.

Isso porque:

Muitas pessoas farão suas primeiras compras nesta Black Friday (pois a pandemia fez com que esse público passasse a ter mais confiança em comprar online);

As lojas estão precisando faturar, por isso devem investir em boas promoções;

As compras de Natal, que já são adiantadas nessa data, devem ter ainda mais peso na edição da Black Friday 2020, já que temos consumidores que estão evitando sair de casa e ter muitos gastos.

O que fazer para vender mais na Black Friday 2020?

Deseja faturar muito em novembro com seu e-commerce? Então fique de olho nesses pontos e já comece a colocar em prática o que for possível.

Fornecedores

O primeiro passo é negociar com fornecedores.

Tente ao máximo extrair bons descontos que sejam vantajosos para a sua loja e repasse para seu consumidor final. É um passo importante para não sair no prejuízo.

Por esse motivo, já passou da hora de começar a pensar na Black Friday, essas negociações podem ser longas.

Estoque

Tenha um bom estoque para vender.

Não adianta fazer uma promoção avassaladora se só dez clientes conseguirão concluir a compra. Procure ter um bom volume de estoque para os produtos que entrarão em promoção.

Outra oportunidade é: queimar estoque.

Sabe aqueles produtos que estão parados e você não consegue vendê-los de jeito nenhum? Aproveite essa data para se livrar deles, fazer seu dinheiro retornar e comprar produtos que realmente vendam em sua loja no cotidiano.

Estoque parado é dinheiro parado e desvalorizado.

Plataforma

Sua plataforma tem boa performance na Black Friday? Seu plano suporta quantos acessos na sua loja virtual?

Pense em tudo isso, pois você não quer perder vendas porque seu plano não suporta muitos acessos. Se necessário, faça um upgrade!

Promoções

Essa é uma hora delicada, mas importante.

Disponha de parte do seu lucro para gerar maior faturamento. Não de todo o lucro, apenas parte dele – se possível.

Você poderá aplicar descontos em produtos ou categorias específicas, ou até mesmo oferecer um cupom de desconto válido para toda a loja acima de X valor – por exemplo.

Monitore a concorrência

É importante passar o período de olho em seus maiores concorrentes.

Se necessário, mude preço, estratégia de vendas e até banners de promoção.

Não perca por algo que você pode fazer melhor!

Tenha cautela

Cuidado com os exageros.

Talvez a ansiedade de vender muito e sair na frente dos concorrentes faça você tomar decisões que não sejam boas para a saúde financeira de seu negócio.

Fazer promoções na Black Friday é positivo? Sim! Fazer promoções melhores do que de seus concorrentes também? Melhor ainda.

Contanto que isso não te faça sair no prejuízo.

Se você monitorou o concorrente e ele está com uma promoção melhor que a sua em um produto, mas dar o mesmo desconto não será positivo para a sua loja virtual, é melhor deixar para lá e mude seu foco!

Tome decisões assertivas, as melhores escolhas para a saúde de seu negócio.

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