Tendência de cores trará tons que inspiram confiança e liberdade de expressão

Débora Rodrigues

Quais são as cores que ditarão a moda nas próximas temporadas? Com 12 tons coloridos e quatro tons neutros, o relatório da Pantone de tendência de moda primavera / verão 2019 mostra que a temporada traz tons que traz confiança e liberdade de expressão. Em alta estarão “cores que são edificantes; tons alegres que se prestam à expressão lúdica e nos levam por um caminho de combinações criativas e inesperadas ”, de acordo com o Instituto.

Tonalidades como Jester Red, Terrarium Moss e Toffee serão vistas em estações como outono e no inverno, enquanto Living Coral e Pink Peacock são matizes ensolarados e combinam com o calor. Há um foco nas cores que fornecerão confiança e elevarão nossos espíritos, com paletas cheias de combinações criativas e inesperadas. Existem algumas semelhanças com o relatório desse ano, mas as escolhas são um pouco mais saturadas – em 2018, elas privilegiavam os tons pastel, enquanto a seleção de 2019 é mais ousada, brilhante e até divertida.

A cada estação, especialistas desse mercado de tendência fashion divulgaram esse novo conjunto matizes, tons e cores que ajudarão a orientar designers, fabricantes, varejistas e consumidores de joias finas. As cinco cores principais para a primavera / verão 2020 são baseadas no que vem olhando dentro do mercado global. Um dos nomes internacionais que estuda e aponta as tendências de mercado é a WGSN, que mantém equipes em locais como São Paulo, Austrália, Nova York e Paris, por exemplo, para ver o que está acontecendo nas ruas, na economia, na arquitetura, no mercado e fazer as previsões de tendências que ajudam os maiores varejistas, marcas e fabricantes do mundo a produzir seus produtos, e isso vale para joias, roupas, objetos de decoração e tudo o que envolve cor.

E o que estará acontecendo em 2020, segundo a WGSN? Parece distante e irreal, mas só de olhar para alguns acontecimentos já foi o suficiente para sair uma série de previsões. Teremos as Olimpíadas começando em Tóquio, a primeira Olimpíada de Inteligência Artificial, com robôs julgando ginástica. A torre mais alta do mundo será construída e o neo-futurismo será o estilo de arquitetura em alta. Então o neon deve ser uma das tonalidades mais presentes, ilustrando o futurismo. Ao mesmo tempo, o mundo olha para o meio ambiente e para o planeta, o que traz o tom futurista com um toque de verde. E o azul segue forte. A cor eleita a favorita do mundo indica segurança e estabilidade. E o tom azul purista é um tom otimista, bastante edificante.

O Cantaloupe, cor de melão, é outro tom indicado pelos técnicos da WGSN. Ele é saboroso, descontraído e faz parte de uma enorme tendência entre a geração Z. Aliás, o Mellow Yellow, ou amarelo é uma das cores mais quentes do momento e vem sendo apontada como “o novo rosa” da Gen Z. Ah, e o neon-mint será outra cor chave para a temporada de 2020, de acordo com a WGSN.

12 principais cores para 2019

O relatório apresenta as 12 principais cores de destaque, bem como quatro clássicos neutros. Vamos conhecer algumas delas?

Fiesta – Um festivo laranja avermelhado, a cor irradia energia, paixão e emoção.

Jester Red – Adicionando profundidade e intensidade, o Jester Red combina elegância rica com urbanidade.

Cúrcuma – O açafrão é uma laranja vivo que infunde uma pungência na paleta.

Coral Vivo – Afável de tom dourado suave.

Pink Peacock – O tentador e teatral Pink Peacock é uma festa para os olhos.

Pimenta –  Pepper Stem é a cor que incentiva o nosso desejo pela generosidade saudável da natureza.

Limão verbena – Leve e ensolarado, Lemon Verbena é agradavelmente alegre.

Azul Princess – Um majestoso tom azul royal, brilha e brilha.

Toffe – Deliciosamente irresistível, saboroso caramelo aguça o apetite.

Mojito de Manga – Seu amarelo dourado alimenta nosso desejo por confortos agradáveis.

Musgo terrário – Esse tom verde musgo evoca pensamentos de folhagem florescente e a beleza física no mundo natural.

Pressed Rose – O rosa nos enche de pensamentos de romance e sentimentalismo.

Eclipse – Um azul profundo do céu da meia-noite, um tom sério e misterioso.

Granito Marrom – Forte, o granito marrom é discreto, autêntico e intemporal.

Milho Doce – Cor suave e amanteigada.

Soja – A soja naturalmente atrai como um neutro sutil, confiável e versátil.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado