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NRF 2022: 5 importantes insights para o varejo

NRF 2022: 5 importantes insights para o varejo

NRF 2022: 5 importantes insights para o varejo

Especialista comenta os principais temas que devem impactar o varejo este ano

Da Redação 

A NRF 2022 reuniu mais de 15 mil varejistas, fornecedores e especialistas do varejo de todo o mundo entre os dias 16 e 18 de janeiro, em Nova Iorque (EUA). Temas como metaverso, sustentabilidade e diversidade foram a tônica dos encontros.

De acordo com Fellipe Guimarães, CEO da Codeby e autor do livro ‘Universo do E-commerce’, que esteve na cidade americana participando do evento, “merecem destaque as conversas sobre o processo de evolução diante do novo cenário de consumo e alguns novos conceitos direcionados a empatia com o consumidor e time interno”.

O especialista listou cinco insights que devem impactar o varejo em 2022. Confira.

Online e offline unidos
“As soluções que permitem integração real entre o mundo físico e o digital moveram o mercado nos últimos anos durante a pandemia”, ressalta Fellipe. “Em sua palestra sobre tendências do varejo 2022, a CEO da GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill destacou a mudança de conceito do e-commerce para o out-of-commerce, mais intuitivo e interativo visando principalmente as novas gerações”.
Segundo o especialista, Kate também citou a transformação das lojas físicas, que estão cada vez mais sendo utilizadas para dar apoio ao varejo digital. A ideia é que online e offline sejam tratados como uma coisa só e não como dois tipos de canais de vendas.

Metaverso está chegando
Diante de tendências que visam a integração entre o mundo físico e o digital, o metaverso vem ganhando força e atraindo marcas e consumidores. “Apesar de ser uma tendência para os próximos 5 ou 10 anos, as empresas já estão se movimentando para inserir esta tecnologia em suas estratégias, isso porque já se olha para as futuras gerações que são nativos digitais e que serão mais de 50% dos consumidores nos próximos anos”, aponta Fellipe. 
“Além disso, o metaverso traz maior interatividade para o usuário, sendo um espaço que possibilita a co-criação com o usuário, que vai ao encontro com uma maior participação das pessoas no processo de criação do produto”

Diversidade, equidade e inclusão
 “Em palestra, James Rhee, fundador da empresa de consultoria Red Helicopter, falou sobre os esforços das empresas em direcionar o varejo para se tornar um ambiente mais inclusivo e empático para o consumidor”, explica Guimarães.  “Isso porque o consumidor está cada vez mais ligado a marcas que representam ou apoiam suas crenças, posicionamentos e o entendem como indivíduo. É essencial ter uma comunicação empática e incluir as minorias, contar com tecnologia que permita a navegação e usabilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e muitas outras preocupações que englobam este núcleo de tornar o varejo digital um ambiente para todos”.
“Além de ser algo esperado para o varejo, as empresas também estão gerando esforço para seus time internos, associando estes temas a crescimento, curiosidade e criatividade”, conta o especialista.

Sustentabilidade
Fellipe conta que Zach Freeze, diretor-sênior de Iniciativas Estratégicas de Sustentabilidade no Walmart, falou sobre o status atual e o futuro da sustentabilidade ambiental no varejo. “As iniciativas no Walmart para cumprir a meta de emissão zero até 2040 fizeram com que a gigante se aliasse a parceiros externos, já que cerca de 5% da pegada de carbono da empresa se deve às próprias operações e os outros 95% vêm de seus fornecedores”, explica.
As constantes mudanças e impactos climáticos no planeta, somado a maior consciência do consumidor, vem fazendo com que as marcas trabalhem em prol de diminuir seus impactos na natureza, bem como encontrar alternativas viáveis para a saúde do planeta.

O papel em evolução dos negócios na sociedade
“O presidente e diretor administrativo da General Catalyst, Ken Chenault, falou sobre o OneTen e como está conectando o ecossistema de empregadores, desenvolvedores de talentos e promovendo a diversidade, além do papel que a comunidade empresarial e o setor de varejo podem desempenhar no avanço e aumento de oportunidades, equidade e inclusão”, ressalta o executivo.
“Para fazer a diferença, uma organização deve ser reflexo da sua base de clientes, ou seja, o DEI (Diversity Equity and Inclusion) deve estar integrado em todos os processos da empresa e enraizado em sua cultura organizacional e posicionamento de marca”.

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