Tributos: entenda porque a empresa deve pagar os impostos em dia

Planejamento é a chave para não se enrolar e ter dinheiro para manter os impostos em ordem

Por Marbo Contábil

Toda empresa busca pelo sucesso tanto no financeiro quanto no propósito e para que isso ocorra é necessário atentar-se para os impostos que devem ser pagos em dia. Mas por quê? Para entender melhor esta situação vejamos um exemplo básico. Imagine que você é dono de um imóvel pelo qual é alugado para uma pessoa, geralmente o recebimento deste aluguel acontece a cada quinto dia útil do mês. Mas, caso o inquilino fique três ou dois anos sem pagar os alugueis, você ficaria satisfeito ou tomaria alguma providência para mudar esse cenário?

Da mesma forma ocorre com o governo, você deve pagar imposto para que seu negócio funcione e não tenha que ser “despejado”. Um empreendedor de sucesso não fica reclamando de pagar impostos, mas ele encontra uma maneira de pagar menos ou então reduzir os valores dos impostos. Qual empreendedor você é?

Após analisar o exemplo vamos mais a fundo para compreender melhor o porquê você deve pagar os impostos em dia! Ter um controle financeiro é fundamental para que não falte dinheiro para efetivar os pagamentos dos impostos. Caso você não tenha dinheiro suficiente para pagar os impostos você poderá optar por fazer uma promoção no seu seguimento para conseguir dinheiro.

O que muitas pessoas fazem e solicitar empréstimos sem ter um planejamento financeiro adequado para analisar se será capaz de bancar essa dívida para pagar outra dívida. Ou em outros casos a pessoa nem faz questão de pagar mesmo, gerando acúmulo de juros que são altos. Com os juros acima do esperado é como se você tivesse pagando dois impostos iguais num mesmo período.

Impostos no Brasil de forma geral são complicados, os contadores podem nos ajudar a identificar formas de reduzir ou eliminar tais impostos na sua empresa. Os impostos são débitos que o governo cobra para a legal de atuação da sua empresa no mercado, muitas vezes esse dinheiro recolhido é destinado para administração.

Contudo, esse dinheiro deve voltar para a sociedade seja de forma em segurança pública, assistência médica, escolas, infra estrutura e etc. Assim como esses impostos foram apresentados os que as empresas devem pagar e dicas de um bom planejamento sem comprometer as finanças do empreendedor.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado