Whatsapp é o principal canal de atendimento de 51% dos lojistas virtuais

Popularidade e facilidade do aplicativo conquista clientes e empresas

Renato Rinco

A plataforma Whatsapp cada vez mais se consolidada como uma boa via de bom relacionamento com o cliente. Com o mundo conectado pelos celulares com o aplicativo de conversa, o caminho de venda se tornou mais fácil e ágil. O e-mail ficou para trás na comunicação com o consumidor e hoje raramente é lido em função dos anúncios que acabam congestionando a caixa de entrada.

Segundo o levantamento da plataforma Loja Integrada, 51% dos micro e pequenos lojistas usam a plataforma como principal canal de atendimento ao cliente. Além disso, 61% dos lojistas virtuais utilizam o Whatsapp como canal de vendas da loja e 34,1% usam o aplicativo para atendimento ao cliente e como canal para tirar dúvidas dos compradores.

A plataforma permite que você se conecte com vários clientes ao mesmo tempo, podendo ainda mandar fotos em tempo real de suas joias, ou uma espécie de catálogo mostrando quais itens estão na promoção, ou eventualmente destaques da loja. Por ser fácil a conectividade com o cliente, esta ferramenta pode ser útil no momento em que é preciso alavancar as vendas de suas joias.

Se aprovado pelo cliente, o uso de mensagens no whatsapp pode ser fundamental para fazer um bom uso também do pós-venda. A fidelização do cliente é um processo importantíssimo dentro de uma joalheria, visto que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Um atendimento personalizado para o cliente pelo whatsapp pode ser mais efetivo para a empresa, melhor até que outros canais de comunicação.

Por um processo melhorado no atendimento, todos os canais de comunicação devem ser estudados, visando que a mídia digital é a plataforma do futuro tanto de lançamentos, quanto de vendas diretas para o cliente. Compreender estas plataformas pode ser o gatilho que a joalheria precisa para alavancar as vendas ao curto e longo prazo.

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