YouTube é a plataforma preferida da GenZ

O site de compartilhamento de vídeos é usado para estudo e escape do estresse diário

Por Erica Mendes

Já sabemos quais são os territórios para acessar os jovens da Geração Z. Mas considerando que eles são hiper conectados com o mundo virtual, qual é a plataforma mais usada por estes jovens? A resposta é o Youtube.

A GenZ usa essa plataforma de compartilhamento de vídeos para entender mais sobre praticamente qualquer assunto. De acordo com um estudo de 2018 do Pew Research Center, ela é a mais popular entre os teens dos Estados Unidos, usada por 85% deles. Já no Brasil, 55% das pessoas entre 14 e 18 anos acessam diariamente.

Como e para que a GenZ usa o Youtube?

Se sua marca pretende se conectar com essa turma, esse veículo pode ajudar, mas antes é preciso entender por que eles usam, ao que eles estão assistindo e como os vídeos mexem com eles.

·Para ampliar os conhecimentos

Muitos dos adolescentes e jovens usam o Youtube para planejar os seus próximos passos. Segundo eles, a plataforma ajuda a “aprender mais sobre alguma coisa” e faz com que “melhorem ou desenvolvam habilidades para se preparar para o futuro”. Confrontando os dados com a pesquisa Video Viewers 2018, a informação é a mesma, visto que o Youtube é o campeão da preferência para assistir a vídeos, além de ser o 2º maior destino para o consumo desse formato aqui: 9 entre 10 brasileiros usam o YouTube para estudar e ganhar conhecimento.

·Para aprofundar as conexões

Os vídeos online podem proporcionar ótimas experiências sociais: 7 em cada 10 entrevistados disseram que assistir a vídeos faz com que eles se sintam mais conectados. E, mais uma vez, validando os dados com a Pesquisa Video Viewers, 22,3% dos brasileiros consomem vídeos buscando conexão, ou seja, para compartilhar um momento ou sentir algo junto de outras pessoas.

·Para fugir do estresse

Pela idade e fase em que estão vivendo (lição de casa, estudo para vestibular, curso de línguas, o flerte com o crush, a busca do primeiro emprego, etc), a GenZ se sente estressada e sobrecarregada com todas as atividades. E para relaxar e esquecer esse cotidiano, essa galera recorre ao Youtube. A plataforma é tida como sinônimo de diversão por 38,7% dos brasileiros.

Fique de olho:  segundo o levantamento do ThinkWithGoogle, o compartilhamento dos vídeos atravessa gerações, ou seja, os adolescentes repassam vídeos do Youtube para “os pais e outros adultos da família por vontade própria”, contrariando aquele senso comum de que eles só compartilham os vídeos do momento uns com os outros.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado