As mudanças que estão impactando o consumo

Kantar divulga os conceitos que os consumidores estão de olho e os insights para as marcas adaptarem suas estratégias

Por Erica Mendes

Em agosto, a Kantar apresentou seu mais recente estudo “Energias Globais”, realizado em 26 países, por meio de 34.000 entrevistas, evidenciando as mudanças que estão se tornando cada vez mais relevantes para o consumidor, e, é claro, que impactam diretamente suas decisões de compra. A consultoria ainda fez uma análise desses conceitos, fornecendo diretrizes para que as empresas possam adaptar suas estratégias.

As mudanças comportamentais mais evidentes no consumidor são: preocupação com a responsabilidade (social e ambiental), a busca incessante por experiências positivas, bem-estar físico e espiritual, conexões humanas mais relevantes, fluxos flexíveis e simplicidade. Para completar, o consumidor atual também deseja preservar sua identidade, que é única e foge de estereótipos, e ter proteção, seja física, digital, ambiental ou financeira.

“Parece complexo e é, mas para crescer e se manter no topo as empresas devem ter conhecimento sobre esses conceitos, afim de atender as necessidades do consumidor, que se refletem na interação com as marcas e principalmente nas decisões de compra”, comentou Sonia Bueno, presidente Brasil da Kantar.

Este cenário favorece a criação de um consumidor com perfil “multi”, ou seja, que está receptivo para as novas perspectivas, tem mais opções de marcas e busca canais específicos para a sua compra. Ele procura o que lhe proporciona experiências mais valiosas, faz trocas, explora novas marcas e categorias e abandona as antigas, frequenta menos vezes o ponto de venda e busca canais específicos para as suas compras.

E qual é o resultado disto? O surgimento de novos nichos de mercado. E, segundo Elen Wedemann, diretora geral da Kantar, divisão Worldpanel, esse panorama gera mais obstáculos para as marcas crescerem, seja por penetração ou frequência. “É necessário que as empresas usem diferentes canais e atentem-se que a decisão de compra é uma combinação de ocasião, benefício, necessidade e experiência”.

O que fazer para as marcas se manterem no topo?

A aposta da Kantar está na disrupção, desde que seguida por uma receita que combine relevância, diferenciação e conhecimento para, de fato, entregar valor real ao consumidor. Para isso, é fundamental que as empresas encontrem as necessidades dos seus consumidores para que possam ir além de onde já estão estabelecidas, foquem em nichos de mercado, personalizem seus produtos e serviços, cheguem mais facilmente ao consumidor e adotem novos modelos de negócios. Atualmente, as marcas só crescem se conseguirem se diferenciar, mas o principal é continuar nesse movimento.

Para nortear as marcas, a consultoria definiu, em parceria com o IRG – Institute of Real Growth – 7 pilares estratégicos: ter uma visão mais ampla do mercado, ter múltiplos modelos de negócios, evoluir as experiências do consumidor, reescrever suas culturas, agilizar a organização, usar o lado direito do cérebro (combinando a análise de dados com a criatividade) e ter um crescimento humanizado.

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