Como serão as vendas em 2021?

As mudanças na área de vendas que ocorreram no ano passado continuam reverberando em 2021

Por Clara Lemos

Foto: Pexels

O distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus obrigou as empresas a adaptarem seus processos, instituindo o home office na maioria dos casos. O setor de vendas, que tem como característica principal o contato com o cliente, não poderia ter sido diferente. Esse relacionamento se digitalizou, mudando a forma com que as vendas eram feitas. Em 2021 as tendências de vendas que dominaram 2020 devem continuar em alta, fazendo com que as empresas cuidem para que esse processo seja feito da forma correta.

As principais tendências de vendas que cresceram em 2020 e vão continuar em 2021 são: vendas à distância, pois as empresas tiveram de se adaptar ao distanciamento social ao mesmo tempo que as pessoas começaram a utilizar mais o e-commerce. As interações serão sobretudo digitais, mas a interação humana no processo de venda será levada em consideração pelo cliente, pois para ele é importante sentir que está lidando com outra pessoa através da linha.

As empresas precisam também disponibilizar multicanais de contato com seus possíveis clientes, ou apenas um canal que integre outros canais, pois os clientes estão presentes em muitos canais e esperam o mesmo das empresas. Esta última tendência abarca todas as outras citadas aqui e é primordial para o sucesso nas vendas de uma empresa neste ano que se inicia: a transformação digital.

Mais do que estar presente em anúncios em redes sociais, as empresas precisam digitalizar seus processos, suas interações e sua cultura, de modo a estar presente nas mídias digitais em todos os estágios do funil de vendas, após a venda e no suporte necessário, e também nos processos internos da empresa, fazendo com que o trabalho seja bem organizado e aproveitado no ambiente digital. 

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