Conheça as melhores técnicas de venda para deixar seus clientes satisfeitos

Veja o que fazer após a venda para manter quente o relacionamento

Débora Rodrigues

Seu cliente fez a compra e está muito satisfeito com a joia e o atendimento que recebeu. Mas como garantir que o sentimento positivo perdure por muito mais tempo? Através das técnicas certas de pós-venda é possível conquistar mais clientes fiéis e oferecer suporte adicional àqueles que já fizeram uma compra.

Embora qualquer joalheria ou vendedor que se preze reconheça a importância de cativar o cliente, nem todos trabalham de modo efetivo as técnicas de pós-venda. Para ter sucesso nessa área é preciso investir tempo, vontade e conhecer as formas mais eficazes para construir relacionamentos duradouros. Veja aqui como chegar a esse objetivo.

  1. Acompanhe de modo pessoal a primeira compra

Enviar um e-mail automatizado com um clássico “Obrigado pelo pedido” para seus clientes é melhor do que nada. Mas você fazer melhor e pode acompanhar pessoalmente um cliente depois de fazer uma venda. Envie mensagem via e-mail, whatsapp ou outros meios, mas mostrando que é você mesmo e não um robô. A mensagem serve para que se coloque à disposição, agradecer pela escolha, passar informações adicionais se preciso, entre outros.

  1. Simplifique o contato

Uma vez que o cliente tenha feito uma compra, ele não precisa entrar em contato para encontrar as informações da sua conta, envio e rastreamento de informações, recompensas ou pontos de informações, etc. Simplifique para que seus clientes acessem as informações da conta fazendo a inscrição. Deixe o cliente verificar as informações da conta em tempo real diretamente em seu site. Este é um passo para conquistar a lealdade do cliente – eles perceberão que você facilitou o acesso às informações sobre o pedido e a conta.

  1. Use e-mails automatizados para comunicar novidades e promoções

Não deixe o relacionamento esfriar. Configure e-mails automatizados para enviar novidades, promoções e informações sobre a joalheria. Faça isso desde que o cliente aceite receber as mensagens. Deixe claro no e-mail a opção para descadastramento. E quando tiver uma peça que tenha o estilo do cliente, envie uma mensagem pessoal dizendo que se lembrou dele assim que a peça chegou a loja.

  1. Dê um pouco mais para o seu cliente.

Finalmente, você pode trabalhar para aumentar a lealdade do cliente, incluindo algo extra em seu relacionamento com ele, seja enviando um e-book com dicas de conservação da peça ou tendências da estação. Ou ainda um mimo no aniversário dele, como um cupom ou código de desconto. Seja criativo para dar um pouco mais para o seu cliente e ele voltará sempre que desejar adquirir uma nova joia.

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