Por que as empresas estão adotando o marketing de conteúdo?

Entenda as principais vantagens desta essa estratégia de promoção e os requisitos para aplicá-la

Por Erica Mendes

O marketing de conteúdo é uma estratégia de promoção que tem como objetivo gerar resultado por meio da entrega de conteúdo relevante a um determinado público-alvo.

Focado na criação de artigos, e-books, posts nas redes sociais, entre outros formatos, sem promover a marca explicitamente, ele contribui para que a empresa seja vista como uma referência em seu segmento de atuação, se torne autoridade em determinado assunto e ainda cative clientes.

Apesar de ser muito eficiente, somente 56% do varejo se vale desta ferramenta para gerar leads (83,4%), fortalecer o reconhecimento de marca (72,5%), gerar engajamento (68,6%) e aumentar as vendas (68,1%), conforme o estudo ‘Content Trends: Tendências do Marketing de Conteúdo 2019’, publicado recentemente pela Rock Content. Outros segmentos como software, serviços financeiros, imóveis, educação e, até mesmo, saúde estão bem mais avançados na aplicação do marketing de conteúdo do que o comércio em geral.

Cerca de 4.769 profissionais de todo o país que participaram do estudo, realizado entre 1 de abril e 25 de maio, apontaram as principais vantagens que uma empresa têm ao adotar o marketing de conteúdo:

·      1,3 vezes mais visitas do site;

Figura elaborada por Rock Content

·      1,4 vezes mais leads gerados;

Figura elaborada por Rock Content

·      Mais conhecimento em relação ao número de visitantes gerados e os seus respectivos perfis.

Figura elaborada por Rock Content

O estudo também mostra que o número de postagem é um ponto importante, já que mantem o público ainda mais próximo e engajado com a marca. Um comparativo entre quem posta de 1 a 12 conteúdos e quem posta mais de 13 por mês mostra que o segundo grupo gera 3,8 mais visitas que as que postam menos.

Figura elaborada por Rock Content

A rede social mais utilizada nesta estratégia ainda é o Facebook (93,1%), seguida do Instagram (87,7%) e Linkedin (65%). No entanto, o Instagram vem chamando a atenção por sua eficácia, sinalizando que conteúdo nos formatos de imagens e vídeos estão sendo cada vez mais consumidos pelos usuários.

Figura elaborada por Rock Content
Figura elaborada por Rock Content

Para avaliar o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo, as empresas optam por acompanhar, principalmente, o tráfego no site (66,4%), a geração de leads (65%) e a taxa de conversão (63,8%).

Figura elaborada por Rock Content

E, por fim, dentre as recomendações gerais que o estudo traz aos empresários que querem passar a adotar o marketing de conteúdo em seus negócios, uma delas se destaca: ‘tenha uma equipe dedicada, com muito conhecimento e repertório sobre a marca e com amplo domínio das vertentes que impulsionam essa estratégia’. Isso significa que produzir uma infinidade de publicações não é sinônimo de efetividade. É preciso ‘planejamento, acompanhamento frequente, ajustes e inúmeras práticas para começar a gerar, de fato, bons resultados’.

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