Prepare o site para as vendas do Dia das Mães

Confira dicas para esquentar as vendas na loja online

Por Gabriel Moura

Algumas cidades estão discutindo postergar o Dia das Mães, mas de qualquer modo, vale a pena a joalheria se preparar para aquecer as vendas nesse período. É certo que muitos consumidores não estão no clima de compras, mas em contrapartida, estão bem mais sensibilizados e emotivos. E, como joia tem muito de emoção, é hora de preparar o site para as vendas.

Confira aqui as dicas da Tray Corp, do grupo Locaweb, plataforma especializada em e-commerce.

Planeje-se com antecedência

Alguns dos pontos principais da preparação para qualquer data comemorativa no e-commerce é ter um bom planejamento e a organização ser feita com antecedência. Assim como você, muitas outras lojas também desejam aumentar as vendas nesse período. Com uma concorrência tão acirrada, quem não se prepara antecipadamente acaba ficando para trás.

Veja a seguir algumas ações fundamentais para a sua preparação antes de ativar suas ações de Dia das Mães!

Negocie com fornecedores e transportadoras

Já imaginou ficar sem estoque ou transporte em uma data tão importante como o Dia das Mães? Isso pode acontecer se você não se antecipar. A negociação com os fornecedores de produtos e com as transportadoras são os pontos principais nessa conta.

Essa atitude garantirá que seu e-commerce tenha estoque para atender ao aumento da demanda e um bom preço de compra de mercadorias para manter as margens de lucro mesmo realizando promoções na loja. Além disso, com o elevado tráfego de encomendas, é importante se certificar de que os produtos serão entregues no prazo.

Estude oferecer mais opções aos consumidores

Em datas comemorativas, o tempo de entrega é ainda mais importante. As pessoas buscam fretes rápidos e, em alguns casos, estão até dispostas a pagar a mais para ter o pedido em mãos no dia correto. Assim, oferecer diferentes opções de entrega é essencial.

Considere também a inclusão de outras formas de pagamento ao checkout, o que pode acabar sendo decisivo para você fechar novas vendas. Pense no perfil do seu consumidor e quais métodos costumam ser atrativos para essas pessoas.

Pense na estabilidade da sua plataforma

Assim como é importante pensar no impacto de uma promoção de Dia das Mães na logística do seu e-commerce, também é necessário pensar na plataforma. E se ele sair do ar devido à alta demanda de acessos dos clientes?

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você tenha uma plataforma com maior estabilidade para evitar futuras crises. Outro ponto fundamental é o suporte. Devido a alta demanda dessa data, o contato com o suporte da plataforma deve ser eficaz se caso houver algum tipo de problema em sua loja virtual.

Treine a sua equipe de atendimento

Com um aumento de procura pelo seu e-commerce em uma época aquecida como o Dia das Mães, também pode ocorrer um crescimento na demanda pelo seu setor de atendimento. Podem acontecer problemas que necessitem de soluções e o seu time precisa estar capacitado para lidar com eles.

O pós-vendas também não deve ser esquecido. Certifique-se de que o seu time de atendimento saiba lidar com as questões mais corriqueiras e tenha processos bem definidos para que o seu consumidor não seja prejudicado.

Veja boas ideias para promoção de Dia das Mães

Agora que você já conhece as decisões fundamentais para conseguir se antecipar e se preparar para uma promoção grande como essa, o próximo passo é conhecer algumas estratégias para se destacar e atrair consumidores.

Conheça as principais ideias para promoção de Dia das Mães para ajudar você nesse objetivo!

1. Lembre seu consumidor da data

É um hábito comum de muitos consumidores deixar a compra de presentes para a última hora. Assim, é importante lembrar com antecedência seus clientes sobre a aproximação do Dia das Mães para que eles possam fazer suas compras, garantindo os preços e benefícios do meio online e evitar que eles recorram ao varejo tradicional. Para isso, podem ser usadas desde ações de e-mail marketing até banners no menu principal da home.

2. Crie banners e hotsites exclusivos

Enquanto no comércio tradicional o clima das datas comemorativas é definido pela decoração das vitrines, os banners e hotsites cumprem o mesmo papel no e-commerce. Embora o foco seja as mães, geralmente não são elas que vão comprar os produtos. Por isso, é importante identificar corretamente os públicos primários e secundários da campanha e e personalizar a loja virtual s para chamar a atenção do consumidor para a celebração.

3. Faça cross-selling e upselling

O cross-selling e upselling são duas estratégias que podem ser muito bem aproveitadas em datas comemorativas. A primeira se refere ao oferecimento de produtos complementares ao item visualizado, enquanto a segunda corresponde à sugestão de uma mercadoria semelhante à buscada, mas com qualidade e benefícios superiores. Essa é uma forma de aumentar o ticket médio da compra ao mesmo tempo em que facilita o processo de escolha do consumidor.

4. Elabore campanhas personalizadas de e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais poderosas e direcionadas do marketing digital. Essa comunicação pode incluir desde as promoções que estarão vigentes no período até sugestões de produtos e kit presenteáveis no Dia das Mães. Nesse canal também é possível realizar ações criativas e de tom sentimental, trazendo reflexões sobre a data e fugindo da abordagem exclusivamente comercial.

5. Invista em remarketing

Os anúncios de remarketing são uma excelente estratégia para recuperar consumidores que desistiram de uma compra antes de concluí-la — sendo especialmente efetiva em campanhas de datas comemorativas. Assim, esse é o momento ideal para investir nesse tipo de iniciativa e evitar que os gastos em mídias pagas sejam desperdiçados, perdendo vendas.

6. Ofereça cupons de desconto

Uma das ideias para o Dia das Mães que você pode aplicar é oferecer cupons especiais para o seu público. Ao distribuir esses cupons de desconto de forma estratégica em seus canais de marketing, você pode até potencializar esses meios de comunicação para ações futuras. Divulgue seus cupons e incentive o compartilhamento deles para fortalecer a estratégia.

7. Use as redes sociais para promover suas ações

As redes sociais são canais de marketing bastante poderosos, já que fazem parte do cotidiano de muita gente e oferecem diversas opções de formatos de conteúdo para serem utilizados em suas ações promocionais. Portanto, vale muito a pena integrá-las à sua promoção de Dia das Mães. Analise qual tipo de conteúdo funcionaria melhor para atingir o seu público e aproveitar ao máximo o que as suas redes sociais têm a oferecer. Por exemplo, você já pensou em usar posts no formato carrossel no Instagram ou criar uma série de vídeos promocionais pelo YouTube?

8. Ofereça personalização de produtos estratégicos

A personalização é uma forte tendência do varejo como um todo, mas é particularmente valiosa para ocasiões como o Dia das Mães. Portanto, o que acha de oferecer a possibilidade de personalização dos produtos do seu e-commerce? Você pode disponibilizar porta-retratos com molduras que trazem o nome da pessoa ou itens para a casa customizados.

9. Recrute influenciadores para ampliar seu alcance

Em diversos segmentos, existe uma infinidade de influenciadores que dispõe de bastante credibilidade junto a seu público. Acessar essas personalidades e trazê-las para perto do seu e-commerce pode proporcionar um impulso considerável de alcance para a sua promoção de Dia das Mães. Lembre-se de pesquisar por personalidades que geram identificação com seu público-alvo. Outra possibilidade é pesquisar por influenciadoras que produzam conteúdo sobre maternidade para integrar a sua campanha. Avalie se é mais vantajoso patrocinar um conteúdo delas ou se é melhor trazê-las para aparecer em seus próprios canais de marketing e anunciar suas promoções de Dia das Mães.

10. Crie uma lista de recomendações por perfil

Nem sempre as pessoas sabem qual presente dar para as mães nessa data tão especial. O seu e-commerce pode se posicionar como um aliado nesse dilema ao criar e divulgar listas com recomendações de presentes para diferentes perfis de mães. Inclua links diretos para os produtos do seu e-commerce e, assim, contribua para as suas vendas aumentarem a partir deles.

11. Veicule um conteúdo que incite emoções

Crie campanhas que emocionem. Você pode produzir um vídeo com depoimentos de mães e filhos sobre as principais alegrias e dificuldades de suas vidas, por exemplo. Nesse caso, não é necessário transformar esse conteúdo em algo excessivamente promocional, já que, dessa forma, ele pode perder a autenticidade.

12. Aposte no conteúdo gerado pelo usuário

O Dia das Mães é uma data bastante especial para muita gente, especialmente porque estimula gestos de amor e carinho. Então, por que não convidar os seus clientes a enviarem fotos deles com as mães para concorrer a algum prêmio ou desconto em sua loja? Você também pode usar a força das redes sociais ao incentivar o uso de uma hashtag temática da sua campanha.

Não existem comentários ainda

Comentar

Seu email não será publicado