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Programação Talk:

Quinta, 22/02

A expertise que transcende limites: a apropriação de novas categorias de produtos a partir da arte da ourivesaria
13h20

Cada vez mais, as marcas de luxo estão ocupando diferentes territórios, se apropriando de sua expertise para agregar diversas categorias de produtos em seu mix. A ocupação de novos espaços (para além dos tradicionais produtos de joalheria) só é possível quando se tem uma gestão de marca eficiente – que define, inclusive, o design dos produtos, e é percebida e reconhecida pelo consumidor por seu posicionamento e total coerência em todo o seu universo.

Neste FENINJER Talks, duas gerações de joalheiros se encontram para compartilhar com a plateia seu olhar e experiência ao transcender a arte da ourivesaria para outros objetos, mantendo as características autorais e identitárias que os consagram também em outros segmentos do mercado de luxo.


Antonio Bernardo

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1947. Já na infância, entrou em contato com o universo da ourivesaria através da loja do pai, Rudolf Herrmann, que comercializava ferramentas e artigos para a confecção de joias e relógios. Em 1968 foi para Suíça, estudar no Centre International de Formation em Hologerie (Centro Internacional de Pesquisa e Educação), onde estagiou em institutos e empresas ligadas à indústria relojoeira.  Durante quase uma década, trabalhou em seu atelier residencial onde entrou em contato com a manufatura da ourivesaria. Frequentou oficinas, explorou os potenciais dos metais, o funcionamento das ferramentas que conhecia desde pequeno e aprendeu de fato a fabricar joias. Seu ofício contempla inovação e tradição, usando a excelência da joalheria artesanal combinada com sofisticados processos industriais para sua criação. Autodidata, seu trabalho se move livremente entre joias, design e arte, impressionando pelas ideias engenhosas. Ele recebeu vários prêmios internacionais, como o iF Product Design Award, Red Dot Design Award, International Jewellry London Award e Inhorgenta Munich. A partir de 2011, desenvolveu várias parcerias com a Lumini, Mozak, Portobello dentre outras. Em 2014 criou o troféu para o torneio Rio Open de Tênis, evento que acontece no Rio de Janeiro, completando 10 anos em 2024.


Pedro Yossef

Curioso, criativo e habilidoso, Pedro Yossef faz parte de um seleto grupo de designers com estilo próprio. Jovem, formou-se em Design de Produtos (Faculdade Belas Artes-SP), sendo seu trabalho final um dos grandes destaques da Mostra Jovens Designers 2007. Em 2011, especializou-se em técnicas de ourivesaria no Ateliê California 120 e, mais tarde, concluiu a pós-graduação em Ciência do Consumo Aplicado (ESPM). Em 2018, em Paris, fez imersão na L’École Van Cleef & Arpels e expôs no Carrousel du Louvre, na mostra Collect Brazilian Jewelry. Em 2019, expôs em Nova Iorque, na One Art Space Gallery. O ano de 2020 foi marcado pelo lançamento de sua nova marca, BY.PY (by Pedro Yossef), com coleções inspiradas em sua vivência e um olhar diferente do mundo, trazendo uma experiência 100% digital. E, em 2022, criou a PY DESIGN, com peças para o mercado de arquitetura e design de interiores. Com suas marcas posicionadas, começou a desenvolver peças exclusivas, atendendo importantes nomes do círculo social brasileiro e internacional. Sua inquietude e veia artística em constante ebulição, garantiram alçar voos mais altos e, em 2023, debutou na CASACOR SP.

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